Lavagem das mãos: Como incentivar no trabalho?
13 de outubro de 2022A pandemia de COVID-19 lançou uma luz mais brilhante sobre o problema já existente da prevenção de doenças. Especificamente, destacou o papel significativo que uma ação aparentemente insignificante – lavagem das mãos – poderia ter na prevenção e disseminação de doenças graves.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), uma boa lavagem das mãos pode prevenir uma em cada três doenças diarreicas e uma em cada cinco infecções respiratórias, como resfriado ou gripe.
Os gerentes de instalações podem usar a promoção de uma boa higienização das mãos para ajudar a reduzir a ocorrência de doenças semelhantes nos prédios que atendem. Aqui estão algumas maneiras de incentivar uma melhor higiene das mãos em seu prédio.
Como incentivar a lavagem das mãos?
A educação sobre a lavagem das mãos desempenha um papel crítico na prevenção de doenças. De acordo com o CDC, a educação sobre higiene das mãos em uma comunidade pode reduzir o número de pessoas com diarreia em até 40%, doenças em pessoas com sistema imunológico enfraquecido em 58% e doenças, como resfriados, na população em geral em até 40%. até 21%.
Aqui estão algumas maneiras de educar os ocupantes do seu prédio sobre a higienização das mãos:
- Coloque placas nas pias dos banheiros com lembretes para não apenas lavar as mãos, mas também com instruções sobre como lavar as mãos. Observe que como lavar é tão importante quanto quando lavar.
- Envie regularmente e-mails aos ocupantes do edifício com imagens memoráveis como lembretes de uma boa higiene das mãos.
- Apresentar uma sessão de treinamento interno sobre promoção da saúde, com ênfase na higiene das mãos, para os ocupantes do edifício.
O CDC tem vários materiais promocionais que os gerentes das instalações podem usar para criar vários materiais impressos, como pôsteres e fichas técnicas, além de vídeos e campanhas para comunicar ainda mais a mensagem de boa higienização das mãos.
O Dia Mundial da Lavagem das Mãos é comemorado todos os anos em 15 de outubro. De acordo com a Global Handwashing Partnership, o tema deste ano é “Unidos pela Higiene Universal das Mãos”. O Dia Mundial da Lavagem das Mãos oferece o momento e a “desculpa” perfeitos para separar os materiais sobre uma boa higiene das mãos. Você pode distribuir ou enviar folhetos informativos por e-mail, promover o dia nas mídias sociais e pendurar banners para comemorar o dia.
Qual o papel do banheiro na higiene correta das mãos?
Os banheiros em toda a sua instalação incentivam bons hábitos de higienização das mãos? É difícil motivar outras pessoas a se comprometerem com boas práticas de higiene das mãos se não tiverem as ferramentas certas para isso.
Os banheiros devem estar sempre totalmente operacionais e abastecidos com sabonete, toalhas de papel e tudo o que os ocupantes precisam para praticar uma boa higiene das mãos. Garanta que:
- Todos os dispensadores de sabão estão sempre cheios e em boas condições de funcionamento.
- Todas as torneiras funcionam corretamente, com água corrente quente e fria, e todas as pias drenam com eficiência.
- Todos os dispensadores de toalhas de papel estão funcionando e são preenchidos com toalhas regularmente.
- Todos os secadores de mãos estão em boas condições de funcionamento.
O uso do desinfetante para as mãos é importante?
Embora o sabão e a água sejam geralmente os melhores, haverá momentos em que um ocupante pode não conseguir chegar a uma pia. Mas a colocação estratégica do desinfetante para as mãos pode substituir quando a higienização das mãos não é conveniente ou possível.
De acordo com o CDC, o desinfetante para as mãos deve conter pelo menos 60% de álcool para ser eficaz. Portanto, certifique-se de verificar o rótulo antes de investir. Certifique-se também de que não contém metanol, o que pode causar sérios problemas de saúde.
Lembre-se de que, embora os desinfetantes para as mãos possam reduzir vários germes em algumas situações, não é adequado para todas as situações, especialmente em termos de lavagem das mãos remoção de norovírus e produtos químicos, como pesticidas e metais pesados como o chumbo.
Leia também nosso artigo sobre Local de Trabalho: Quais os riscos de contaminações?