Robôs de limpeza: Quais as vantagens competitivas?

Robôs de limpeza: Quais as vantagens competitivas?

24 de fevereiro de 2023 Off Por Luis Fernando

Robôs de limpeza no dia a dia da sua empresa:

A indústria global de limpeza está passando por uma revolução, com uma convergência de tecnologias de automação e robótica que prometem um aumento na eficiência. No entanto, os benefícios para os negócios dos robôs de limpeza estão menos no maquinário e mais na propriedade intelectual dos enormes volumes de dados que eles criam.

Embora a recente pandemia tenha sido responsável por um aumento de curto prazo na demanda por soluções robóticas de limpeza, a economia global mais arraigada e a competitividade da indústria impulsionarão a demanda de longo prazo.

Em 2019, o provedor de inteligência e análise Beroe Inc. avaliou o mercado global de limpeza em US$ 60,25 bilhões, com previsões de crescimento para US$ 88,9 bilhões até 2025. Essa taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,3% contrasta fortemente com o crescimento previsto de uma indústria subconjunto focado em soluções inovadoras e tecnológicas de limpeza. Os analistas de mercado da Mordor Intelligence preveem que o CAGR para o mercado de robôs de limpeza seja de 23,3% entre 2022 e 2027.

Especialistas do setor citam três razões específicas para a demanda: custos crescentes de mão de obra, preocupações com a segurança e alta rotatividade de clientes.

Os robôs de limpeza podem facilitar todos os três, reduzindo os custos operacionais das empresas de limpeza por meio de reduções de mão de obra; usar maquinário para concluir tarefas desafiadoras e ergonômicas; e melhorando a satisfação do cliente por meio de velocidades de limpeza aprimoradas, consistência e rastreamento de desempenho.

Embora as empresas que não conseguem inovar com automação correm o risco de ficar para trás competitivamente, o uso dos robôs de limpeza não é uma solução para todos os problemas enfrentados pela indústria de limpeza. Um compromisso com a automação requer análise financeira detalhada e otimização operacional contínua.

No entanto, as empresas dispostas a assumir o compromisso podem aumentar sua competitividade selecionando máquinas de limpeza robótica com capacidade de relatório de dados. Essa tecnologia oferece às operadoras nove áreas nas quais elas podem aproveitar os dados para melhorar a eficiência.

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1. Use dados como prova convincente de serviço:

Como a equipe de limpeza faz muito do seu trabalho após o expediente e sem ser observado pelos clientes, não é incomum que os clientes questionem os empreiteiros sobre se eles limparam uma área ou se alegaram horas de trabalho precisas.

No passado, a prova de serviço dependia da integridade da equipe e do supervisor e estava aberta à dúvida do cliente e à rejeição total. O uso de dados operacionais e de desempenho gerados pelos robôs de limpeza permite que os operadores capturem e mostrem o desempenho de cada operação de limpeza e enviem relatórios semanais de serviço ao cliente.

Esses relatórios comprovam que a área contratada foi limpa, fornecendo carimbos de data e hora, bem como um detalhamento das tarefas concluídas.

Esse relatório automatizado atenua divergências subjetivas e promove a marca da empresa prestadora de serviços de limpeza, aumentando a percepção do cliente sobre o profissionalismo, competência e sofisticação da empresa.

2. Defina KPIs contratuais com dados objetivos:

Uma pesquisa de quase 400 instalações nos Estados Unidos conduzida pela Tennant Co. comparou as medidas tradicionais de padrões de limpeza com os padrões baseados em dados.

Os resultados mostraram que as frotas de robôs de limpeza orientadas por dados alcançaram uma produtividade 23% maior e uma classificação 20% maior em limpeza e aparência. Os clientes também pontuaram as frotas orientadas por dados com maior satisfação do cliente devido à sua limpeza eficiente e eficaz. Os empreiteiros de limpeza consideram os principais indicadores de desempenho (KPIs) úteis para determinar os itens críticos a serem focados ao medir a conformidade com as métricas de segurança, qualidade, eficiência e eficácia.

Seria difícil encontrar hoje contratos de serviço de limpeza que não contenham KPIs para medir o desempenho do contratante em relação a critérios mínimos para decidir sobre a renovação do contrato ou decisões de remuneração.

Os dados coletados dos robôs de limpeza fornecem uma prova objetiva do tempo gasto em cada tarefa, a extensão da área limpa e as metodologias utilizadas. Ele também permite que os contratados forneçam aos clientes soluções proativas e otimizações de serviço que reduzem custos ou aumentam a eficiência.

3. Utilize os dados de desempenho dos robôs de limpeza para estratégias de manutenção:

Neste novo mundo de rotas de limpeza altamente otimizadas usando equipamentos automatizados, um empreiteiro de limpeza deve se concentrar em evitar o tempo de inatividade da máquina. O software de rastreamento de dados permite que os usuários verifiquem se ocorreu uma falha, se os robôs de limpeza ficaram obstruídos ou se alguém está interferindo no equipamento.

Além disso, os contratados de manutenção externos podem receber e revisar o desempenho, as horas e os ciclos da máquina e refinar as estratégias de manutenção de acordo com o uso de sistemas computadorizados de gerenciamento de manutenção (CMMS).

Esses sistemas podem alertar os operadores quando uma manutenção programada é necessária e notificar uma deterioração no desempenho do equipamento. Se um defeito for detectado, a solução de problemas virtual e até mesmo o reparo remoto podem evitar atrasos resultantes do envio de um técnico ao local.

4. Aproveite os dados históricos para cotações precisas:

A cotação de novos empregos é uma ciência imperfeita que pode resultar em perda de oportunidades de receita ou comprometer empresas de limpeza com contratos com pouca ou nenhuma margem. À medida que os robôs de limpeza acumulam experiência em serviço, os dados coletados se tornam propriedade intelectual importante para uma empresa de limpeza.

Ao utilizar um cronograma de capacidade para vários layouts e tamanhos de instalações, que pode ser constantemente atualizado e refinado para fornecer dados precisos para cotações apertadas, as empresas de limpeza podem garantir que atingirão as margens escolhidas e permanecerão financeiramente viáveis ​​e competitivas.

5. Otimize as rotas dos robôs de limpeza:

Operadores de robôs de limpeza estão usando cada vez mais inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina para interrogar seus dados coletados para calcular os métodos mais eficientes para limpar um ambiente familiar.

Conhecido como planejamento de caminho da região de cobertura (PPCR), o mecanismo de análise considera o comprimento da trajetória, as obstruções e o número de curvas.

Os pesquisadores continuam a conduzir investigações significativas sobre essa otimização. No entanto, dados em tempo real e rotas otimizadas usando aprendizado de máquina melhoraram significativamente os tempos de limpeza em comparação com um limpador robótico usando apenas padrões de modelo, de acordo com pesquisa publicada no Journal of Innovation in Digital Ecosystems.

A tecnologia AI e PPCR oferece às empresas de limpeza uma vantagem competitiva distinta, liberando capacidade para reatribuição de equipamentos, conformidade aprimorada de KPI, dimensionamento reduzido da frota e aumento dos contratos geradores de receita.

6. Otimize os planos de fluxo de trabalho da equipe:

A tecnologia de rastreamento de frota fornece dados sobre o tempo de execução do robô, rotas limpas e horários de início e parada. A combinação desses dados com o planejamento do fluxo de trabalho da equipe permite que os usuários otimizem e nomeiem faxineiros para realizar tarefas de limpeza especializadas , aumentando ou complementando as tarefas dos robôs de limpeza.

Passar tempo com a equipe para analisar os dados do tempo de execução robótico com as necessidades de cada área proporciona uma melhoria incremental na eficiência e produtividade por meio de um planejamento de fluxo de trabalho mais eficiente.

7. Revise o tamanho da sua frota de robôs de limpeza:

Ativos caros subutilizados reduzem seu lucro operacional e prendem capital importante, tornando seu negócio menos competitivo do que seus pares.

Máquinas e pessoal de limpeza superutilizados afetam negativamente a confiabilidade das máquinas, reduzem a vida útil dos ativos da empresa e prejudicam a saúde e a segurança de seus funcionários.

Os dados de uso dos robôs de limpeza podem ajudar no fluxo de trabalho ao reimplantar ativos subutilizados e identificar máquinas superutilizadas.

Executar o tamanho correto da frota garante a alocação eficiente de capital, evitando problemas operacionais que aumentam os custos e reduzem a eficácia.

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8. Aproveite as soluções conectadas dos robôs de limpeza:

Com o surgimento da internet industrial das coisas (IIoT), muitas instalações estão implementando redes para monitorar o uso da sala, a temperatura e a limpeza do ar.

Essas instalações em rede fornecem uma plataforma para conectar banheiros, dispensadores de toalhas e sabonetes, robôs de limpeza, lixeiras e outros dispositivos inteligentes, permitindo que trabalhem juntos para aumentar a eficiência da limpeza.

Quando os robôs de limpeza percorrem uma instalação, eles podem atuar como coletores de dados, fornecendo informações sobre quais latas de lixo precisam ser esvaziadas, quais dispensadores precisam ser reabastecidos e quais quartos a equipe de limpeza pode ignorar devido à falta de uso.

Veja mais sobre o uso de robôs de limpeza em nosso artigo a respeito de um novo método de aprendizado.

9. Melhorar o projeto OEM e as estatísticas da frota:

Para os fabricantes de robôs de limpeza, o acesso a dados históricos em serviço fornece inteligência crucial para a criação de modificações de equipamentos, recursos de limpeza adicionais e aprimoramentos de software.

Ele também permite que um fabricante de equipamento original (OEM) publique estatísticas de frota para ajudar os usuários a entender onde está sua operação em comparação com seus pares, destacando o tempo médio entre falhas (MTBF), vida útil dos componentes e quilometragem da frota.

Assim como as companhias aéreas, se os OEMs detectarem problemas nos módulos dos robôs de limpeza, eles podem garantir que boletins de serviço direcionados e recalls de produtos sejam enviados aos usuários em ciclos semelhantes ou valores de milhagem onde ocorreu o problema.

Embora o contexto de cada contrato influencie o desempenho do equipamento, entender o que outros operadores estão enfrentando ajuda os proprietários de negócios a tomar decisões táticas e estratégicas para otimizar a alocação de ativos, despesas de capital e custos operacionais.

Não fique para trás:

A indústria de limpeza sempre foi caracterizada por uma concorrência agressiva e margens estreitas. Com novas tecnologias aplicadas a soluções de limpeza, empresas de limpeza inovadoras estão correndo para adotar os benefícios dos robôs de limpeza.

Infelizmente, muitas empresas ficarão para trás à medida que a limpeza robótica se tornar o novo normal, com os operadores deixando de perceber as oportunidades oferecidas pela análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Nos próximos anos, as empresas que optarem por soluções automatizadas de limpeza ganharão vantagens em relação à concorrência. A alavancagem dos dados gerados por essa tecnologia resultará em capital e custos otimizados, maior satisfação do cliente e maior margem e receita.

Leia também nosso artigo sobre produtos de limpeza concentrados.