Produtos de limpeza informação e prevenção de acidentes
27 de setembro de 2019Prevenção de acidentes no trabalho é vital com produtos de limpeza para todos. De acordo com a Agência Européia para a Segurança e Saúde no Trabalho, os empregados da limpeza estão em 6º colocado na classificação das profissões que apresentam maiores riscos à saúde. E a melhor maneira de promover a prevenção de acidentes e danos à saúde das pessoas é se informando a respeito dos produtos utilizados.
Os produtos de limpeza para uso em empresas possuem documentação específica e toda ela deve ser exigida dos fornecedores à fim de colocar em prática as ações necessárias de segurança. Bem como fazem parte dessa documentação a FISPQ (Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos), registros ou notificação junto ao Ministério da Saúde e a Ficha Técnica dos produtos.
Normas dos produtos de limpeza
De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a FISPQ é um meio de o fornecedor transferir informações essenciais sobre os perigos de um produto químico (incluindo informações sobre o transporte, manuseio, armazenagem e ações de emergência) ao usuário deste. Assim possibilitando a ele tomar as medidas necessárias relativas à prevenção de acidentes, segurança, saúde e meio ambiente. Portanto, indispensável a toda empresa compradora que visa garantir o bem estar tanto do funcionário que irá manusear o produto quanto dos outros que estarão, de uma maneira ou de outra. Porém em contato com o mesmo, seja tocando em móveis ou inalando o ar dos ambientes higienizados.
A FISPQ deve conter, entre outras informações:
- – Identificação do produto e da empresa;
- – Identificação de perigos;
- – Composição;
- – Medidas de primeiros-socorros, de combate a incêndio e de controle para derramamento ou vazamento;
- – Manuseio e armazenamento;
- – Controle de exposição e proteção individual (EPIs).
Além das informações contidas na FISPQ, a empresa deve exigir a orientação de um profissional no que tange ao uso, práticas de segurança e tipo de diluição a empregar. Inegavelmente de modo que o produto seja aproveitado ao máximo.
Certamente a utilização dos produtos químicos, através de informação e treinamento, promove a prevenção de acidentes e previne danos à saúde dos funcionários que podem impactar negativamente uma empresa.Muito por conta de afastamentos e até processos trabalhistas. Por fim, aquele clichê ainda é verdadeiro: prevenir é melhor do que remediar.
artigo base visto primeiro em: higiclear
FONTES: